segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quase que elas entram, mas...

Não escondo que votei no Governador Simão Jatene, mas não serei um puxa-saco dele aqui, elogiarei e o criticarei quando precisar.
O elogio vem do veto ao projeto de tornar patrimôno cultural do Estado o tecno-brega e as aparelhagens, não gosto de tecno-brega, acho uma música de péssima qualidade e que não representa o povo paraense em nada, pois o povo paraense é criativo, muito diferente do ritmo que só sabe copiar músicas já feitas. As aparelhagens por serem distribuidoras desse som, também não me agradam, são máquinas sonoras cheias de aparatos inúteis que brilham aos olhos dos freqüentadores por não estarem acostumados com tanta tecnologia, mas essa tecnologia só serve pra isso mesmo, colocar quem escuta e vê num outro mundo que não é a realidade.
Mas como cultura é:
O conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. 

Não podemos impedir aprovamento do projeto, pois o tecno-brega é infelizmente uma manifestação social e cultural do Estado, então porquê não foi aprovado o projeto? Porque junto com o tecno-brega entraria como patrimônio cultural do Estado as aparelhagens, e elas são apenas divulgadoras, marcas e pessoas jurídicas e este foi o detalhe para que não fosse aprovado o projeto, esse veto fez com que algumas lideranças do PT começassem a bater no Governo, colocando como desculpa que o governo tucano é um governo elitista, que não gosta da cultura de massa, porém já sabemos o motivo do veto, pelo simples fato de que aparelhagem não é patrimônio imaterial e nem material cultural do Estado.
Esperem pois quando for reformulado o projeto nós teremos o Tecno-brega como patrimônio imaterial artístico e cultural do Estado do Pará, mas só o tecno-brega, pois querer colocar as aparelhagens também aí meu amigo já é demais.

4 comentários:

  1. Pow, vc falou tudo, só acho que essas "aparelhagens" ou as "festas de aparelhagens" algum dia vão acabar virando patrimônio cultural. Infelizmente...

    ResponderExcluir
  2. espero que esse dia não chegue nunca.

    ResponderExcluir
  3. Ah Aleffe, saiba que 99% do povo paraense já considera o tecno melody e aparelhagens como cultura, agora vc só tem que respeitar o gosto de cada um :)

    ResponderExcluir
  4. Eu respeito o gosto de cada um mastambém não omito a minha opinião. E dizer que 99% dos paraenses consideram o tecnomelody e as aparelhagens como cultura, aí é brincadeira.

    ResponderExcluir

Comentar é muito bom, então comente.