quinta-feira, 17 de março de 2011

Já estava na hora!

Projeto quer cursinhos públicos
O deputado estadual Eliel Faustino (PR) vai apresentar projeto de lei para que a administração estadual implante cursinhos pré-vestibular públicos em diversas regiões do Estado do Pará, a fim de dar oportunidade a estudantes de famílias de baixa renda de disputar a seleção nas universidades com êxito. Faustino afirma que o exemplo do município de Ananindeua, que criou o cursinho pré-vestibular público em 2009, deve ser seguido pelo governo estadual.
Nos vestibulares 2011, o cursinho público de Ananindeua conseguiu aprovar 59 alunos nas universidades públicas locais. Inclusive, dois estudantes obtiveram primeiro lugar nos cursos de Matemática na Universidade Estadual do Pará (Uepa) e Licenciatura em Física na Universidade Federal do Pará (UFPA). “Isso é uma prova que dá certo e que muitas pessoas precisam apenas de oportunidade”, defende Faustino.
O deputado enfatizou que está em curso um processo de evolução da educação pública no município de Ananindeua. Uma prova disso, afirma Faustino, é o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em julho de 2010, apontando que Ananindeua teve o terceiro melhor desempenho do ensino até a 4ª série e o segundo melhor de 5ª a 8ª séries em todo o Estado do Pará. A meta projetada para o município era de 3.8, porém Ananindeua alcançou a média 4.4 para o ensino até a 4ª série e 4.3 de 5ª a 8ª séries.
Outra projeto em curso em Ananindeua e destacado pelo deputado é o que premia os estudantes com os melhores desempenhos na educação, denominado Aluno Nota 10. A cada bimestre, os três melhores alunos das escolas públicas municipais serão selecionados e receberão premiações para incentivá-los cada vez mais aos estudos. Já foram premiados 309 alunos de todas as categorias.
Os pais dos alunos premiados ainda recebem descontos em farmácias, supermercados, lojas de material de construção, entre outros estabelecimentos comerciais, que firmaram parceria com a Secretaria de Educação de Ananindeua. Os locais credenciados no projeto receberão descontos em impostos.
Outra prova de que a educação pública em Ananindeua está no caminho certo, segundo Eliel Faustino, é o desempenho dos alunos das escolas municipais na Olimpíada de Matemática. Em 2009, o estudante Moacir Cordeiro Miranda, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laércio Wilson Barbalho, recebeu medalha de bronze da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e em 2010 o mesmo aluno conseguiu a segunda colocação. (Diário do Pará)

Meu Pitaco:
"Apesar de haver um marketing político nessa história, é louvável que se tenha a ideia de criar mais cursos pré-vestibulares por todo Estado, pois como já sabemos a educação pública regular não oferece nenhuma base para preparação do aluno à Universidade, a maiorias dos alunos de escolas públicas que passam em vestibulares estudam em cursinhos particulares para terem uma preparação digna.
Com mais cursinhos públicos, mais alunos de baixa renda terão a oportunidade de ingressarem em uma sonhada universidade pública. Basta haver interesse dos poderes públicos, como houve da Prefeitura de Ananindeua."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é muito bom, então comente.