sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rivalidade Amazônica

Descobri que existia a rivalidade Belém X Manaus, logo quando começou a disputa para as sub-sedes da Copa 2014, eu acompanhei a disputa até o dia do resultado, fui confiante à Praça da República, onde esperava uma grande festa se caso Belém ganhasse.

Prometeram um telão, mas o telão era uma Tv de 14 polegadas de um comerciante da Praça, acho que foi até bom assim, o governo ''Vermelho'' teve menos gastos. Enquanto isso lá em Manaus, tinha telão, bandas nacionais, muitos políticos e acho que pela primeira vez um estádio de futebol lotado.
Televisores sintonizados no anúncio, e um silêncio enorme consumia o largo, o velho Blatter começa a discursar, e começa a anunciar as cidades por ordem alfabética, pelos meus conhecimentos gramaticais Belém teria que ser a primeira, mas Blatter diz: ''Belo Horizonte''. A maioria dos que estavam ao meu lado não tinham percebido que Belém estava fora. Naquela a hora uma infelicidade compartilhada se fez presente em minha alma, quando chegariam ao anúncio de Manaus, ele deu uma parada ao falar, e eu eu parei novamente na frente da pequena Tv, ele falou que foi difícil a escolha na Amazônia, e depois disse o nome da capital amazonense como sede da copa na Amazônia. Bem depois deste momento me senti muito mal, ouvia muitos chingarem, outros chorarem, saí de lá arrasado, estava confiante de que iríamos levar essa.
Me mandei em direção ao centro histórico, olhava aqueles casarões, aquelas igrejas, e aqueles bustos, percebi que perdemos um evento importante  na nossa cidade, mas percebi que não perdemos nossa história, nossa cultura, nosso paraensismo e que talvez fosse até melhor a copa ter ido pra Manaus, gosto dessa Belém, essa Belém saudosista, essa Belém tipicamente nossa.
Naquela tarde, acho mesmo sem querer, passei por quase todos os ponto turísticos da nossa Belém, Igreja de Santo de Alexandre, de Santana, Theatro da Paz, Forte do Presépio, Casa das 11 janelas, Ver-o-peso, Estação das Docas e finalmente acabei meu passeio Histórico no Ver-o-Rio, onde lá me deparei com um pôr-do-sol belíssimo, e lá meditei, sentindo um cheiro de bolacha, (quem conhece o Ver-o-Rio saber porque estou dizendo isso), ouvindo o barulho das crianças no pedalinho, a conversa dos Boêmios, que acho eu ainda não sabiam do resultado da sub-sedes, mas não importava, eles estavam tão bem lá com seu copo cheio de Cerpa.
Depois deste dia os amazonenses nos ''encarnavam'' continuamente, mas depois de certo tempo acabaram vendo que agora tinham que se virarem, e ainda bem que tiramos esse peso das costas. Depois de um longo inverno a rivalidade voltar a estampar a mídia, tudo por causa de uma pessoa que tinha que dá o exemplo, um representante do povo, o exceletissímo Prefeito de Manaus Amazonino Mendes.
Confesso a vocês caros leitores que me subiu o sangue, quando ouvi aquele homem proferi tais palavras a humilde mãe de família paraense, o bairrismo tomou conta do meu corpo, fui um dos primeiros a ver vídeo da lamentável atitude do seu Amazonino, vi o preconceito nítido nas palavras dele, confesso que se fosse comigo não sei o que faria, acho que meu sangue caboclo, iria falar mais alto, sei que preconceito é uma atitude péssima de qualquer ser humano e que revidar é te deixar igual ao preconceituoso, por isso o que peguei de proveito do Amazonino foi: ''Então morra, morra...rivalidade entre paraenses e amazonenses''.
A.G 

4 comentários:

  1. concordo..... em tudo...... muito bem eleborado..

    ResponderExcluir
  2. Ah, a rivalidade... É a mesma coisa aqui, Rio x São Paulo. E tenho que confessar que muitas vezes sou super bairrista, quando vejo falarem do Rio, mas enfim, adorei o texto, estou seguindo o blog :D
    Ah, e gosto muito do Pará, meu pai é de Belém rs
    Se você puder dar uma olhada no meu blog, agradeço :B
    http://bulevelho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu Blog Bule Velho, e já estou o seguindo.
    A rivalidade aqui no Norte, é bem idiota, na verdade só os amazonenses ligam pra ela, nós paraenses não nos importamos muito, mas claro não mexam com a gente pois não temos sangue de barata.

    ResponderExcluir

Comentar é muito bom, então comente.